top of page

O QUE FAZER DEPOIS DE UMA DISCUSSÃO?

  • Foto do escritor: Monique Speranza Marchi
    Monique Speranza Marchi
  • 10 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de nov. de 2022

Como aproximar você e seu parceiro depois de uma discussão.


Não é legal se sentir incompreendido, ainda mais durante uma discussão. Para nos sentirmos validados, muitas vezes apelamos para formas de comunicação que dificultam uma aproximação e compreensão real por parte dos nossos parceiros – ou seja, “descemos o nível” – o que dificilmente trará resultados positivos.


O que é possível fazer para que, durante uma discussão, você e seu parceiro fiquem mais sintonizados, ao invés de se afastarem? O segredo está na forma como nos comunicamos.


1. Use “Eu” ao invés de “Você”

Quando falamos “Eu”, mostramos nossos sentimentos, experiências e percepções. Com isso, geramos empatia e mostramos o nosso ponto de vista. Por outro lado, quando usamos “Você”, geramos o efeito contrário: é como se estivéssemos fazendo uma acusação e, com isso, é natural que a outra pessoa queira se defender. É melhor usar “Eu me sinto triste quando você não passa um tempo comigo” do que “Você nunca passa tempo comigo!”.


2. Foque em apenas um problema

Durante uma discussão, é comum que todos os problemas acumulados ao longo do relacionamento venham à tona. Por mais difícil que seja, tente manter o foco e falar sobre aquilo que está incomodando no momento. “Eu gostaria que você tirasse o lixo sem que eu precisasse pedir todas as vezes” costuma ser muito mais efetivo do que “Você nunca me ajuda com nada, sempre preciso pedir para você fazer tudo, porque você é um cabeça-de-vento” (etc. etc.).


3. Proteja os pontos sensíveis do seu parceiro

Todos nós temos pontos sensíveis que, quando “cutucados”, podem resultar em uma chuva de ofensas e discussões sem fim. A intimidade com nossos parceiros e o conhecimento desses pontos sensíveis nos dá a capacidade de tratá-los com compaixão por suas fragilidades ou de machucá-los. Faça bom uso desse “superpoder”. Trate seu parceiro com cuidado e carinho.


Espero que essas dicas possam contribuir para que você e seu parceiro tenham uma relação de maior confiança, intimidade e conexão.


Monique Speranza Marchi

Psicóloga CRP. 06/161057

Comentários


bottom of page