Depressão: Sintoma e tratamento
- Monique Speranza Marchi

- 8 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabia que a depressão está entre os três transtornos mentais de maior incidência no mundo? As estimativas da OMS, que até 2025, será a segunda causa de incapacidade depois das doenças cardiovasculares. Um transtorno que mata devido ao grande número de suicídios que envolve a doença. Os principais sintomas são:

Humor deprimido na maior parte do tempo e perda de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades.
Sintomas adicionais como fadiga, sentimentos de desvalia ou culpa, energia reduzida, irritabilidade, dificuldade para pensar, concentrar-se ou tomar decisões, pensamentos recorrentes sobre morte, planos ou tentativas de suicídio.
Construções negativas em relação a si mesmo juntamente com suas experiências de vida negativas, aparentemente distorções da realidade e pensamentos/crenças disfuncionais.
Assim, a pessoa necessita de auxílio profissional, pois a frequência e intensidade desses comportamentos podem causar prejuízos significativos no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Na terapia, o indivíduo começa a compreender melhor o funcionamento cognitivo, durante o período da infância, onde estão registradas e cristalizadas determinadas crenças sobre si mesmas e sobre o mundo, incluindo as pessoas que o cercam, formando regras ou esquemas que são consideradas pela pessoa como verdades absolutas, exatamente o modo como as coisas ‘são’.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem da Psicologia, que compreende desde os eventos mantenedores da depressão, bem como, as distorções da realidade que afeta diretamente as emoções e consequentemente o comportamento.
Uma abordagem eficaz e aplicável à depressão, através de suas técnicas e estratégias. Tem por objetivo reduzir essas reações emocionais excessivas e os comportamentos desadaptativos, partindo da modificação de pensamentos e crenças disfuncionais subjacentes a estas reações.
Se você conhecer alguém que tenha o diagnóstico e precisa estamos à disposição.
Entre em contato com a Essência e Movimento!
Até breve.




Comentários